Volvo, Kia e BYD disputam título de Carro Mundial do Ano; veja os finalistas
Anúncio dos vencedores será no dia 27 de março. Dois dos três canditatos escolhidos são fabricados na China
Comente e compartilhe
São anunciados os finalistas do prestigiado prêmio Carro Mundial do Ano 2024. Os três modelos que disputam na categoria principal são: BYD Seal, Kia EV9 e Volvo EX30. Dos três, apenas o primeiro é vendido no Brasil atualmente e os outros dois estão com o passaporte carimbado. O modelo da marca sueca chega em maio e o EV9 até o fim do primeiro semestre.
VEJA TAMBÉM:
- Prêmio de Carro Europeu do Ano conta com quatro elétricos finalistas
- Carros de entrada mais caros, um fenômeno mundial
Para serem elegíveis, pelo menos 10.000 exemplares de cada veículo devem ser produzidos anualmente, devem ter preços abaixo do nível dos carros de luxo em seus mercados primários e devem estar à venda em pelo menos dois grandes mercados em pelo menos dois continentes distintos entre 1º de janeiro de 2023 e 30 de março de 2024.
Durante o Salão de Genebra (Suíça), que será aberto ao público entre 26 de fevereiro e 3 de março, também foram revelados os modelos que vão entrar na disputa nas outras categorias. Os vencedores serão conhecidos no Salão de Nova York (EUA), em 27 de março. Portanto, além dos três carros da categoria principal temos outras cinco modalidades.
BMW e Mercedes também se destacam
No caso dos carros de luxo, os finalistas são o BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e o Mercedes-Benz EQE. Passando para os esportivos temos BMW M2, Hyundai Ionic 5N e BMW XM. Indo para os modelos urbanos, entram na disputa BMW Dolphin, Lexus LBX e Volvo EX30. E na modalidade de design foram escolhidos Ford Bronco, Ferrari Purosangue e Toyota Prius para brigarem pelo título.
No balanço geral, a BYD mostra mais um vez uma posição de destaque no cenário mundial depois de ter ultrapassado a Tesla como a maior fabricante de carros elétricos no mundo. De olho nos EUA, tem dois modelos na grande final. O processo de seleção do prêmio envolve mais de 100 jornalistas automotivos de 29 países que votam, enquanto analisam e testam os veículos elegíveis para os prêmios de 2024.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana